sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Muda-me




MUDA-ME

Desde que Deus nos deu este tema, pensei, qual seria o apóstolo mais enroscado nas coisas desta vida? Sem dúvida alguma foi Mateus, pois, dispunha de um bom salário pago pelo império romano e, segundo consta no texto, do Evangelho que leva o seu nome, (MT 9:9-13) ele estava no controle da mesa, muito provavelmente os demais cobradores de impostos prestavam-lhe contas do que arrecadavam.

Talvez, nos dias de hoje existam várias pessoas que gozam de uma mesma condição, têm emprego público, recebem um bom salário e ainda, pedindo propina de um e de outro conseguem fazer a engorda de seus ganhos.

Tudo isso nos faz pensar que muitos funcionários públicos gozam de certos prestígios perante seus superiores, mas acumulam muito ódio contra suas pessoas, mormente pelo fato de usurparem os outros, por meio da função que desempenham. Mas, o que eu percebo no texto, são frases curtas que insinuam que quando Jesus chamou Mateus, ele desatou os nós, não se permitiu continuar embaraçado, naquela vida, enroscado naqueles afazeres, preso aos valores que recebia nem tampouco às vantagens que tinha.

Por hora, deixa-me descrever um coletor de impostos daquela época, sim, da época do Império Romano, era sempre alguém bom de matemática, que conhecia moedas de várias nações, bom de câmbio, e bom de escambo, cheio da malandragem da rua, posto que vivia nela, cheio de ouro sobre o pescoço, anéis de ouro, alguém que dispunha de várias mulheres ao redor, colegas e amigos que contavam piadas, algumas bem sensuais, outras menos, porém engraçadas, alguém que emprestava dinheiro a juros, que falava palavras de baixo calão, que obtinha vantagens sexuais em troca de descontos nos impostos. Que às vezes iam ao templo para pedir perdão dos pecados da semana passada, e, já agendavam novas confissões para próxima semana. E, nos finais de dia saíam com os amigos para uma vinhada ou cervejada.
Foi esse tipo de homem que Jesus Cristo foi buscar, homem que fedia a pecado, cheio de mazelas, cheio de vícios, com forte tendência a Judas, mas não foi, de Levi tornou-se Mateus. Levi significa originalmente “ligado”, mas, o nosso Levi estava mais que ligado, estava enroscado, embaraçado, preso nas teias do inimigo, se encontrava nas malhas da podridão. Mas, o nosso Levi economizou linhas na Bíblia, talvez, tenha dito, a minha história se resume no seguinte:


 “Jesus me disse: Segue-me”. E, eu me levantei e o segui.

Não houve, sequer, um espaço no Novo Testamento para ruminações de Levi que transmudou-se, em Mateus (presente de Deus – profetizo que teu Levi será um Mateus pra você), como se relata sobre os fariseus, que ruminavam, que pensavam muito,e faziam nada, filosofavam demais, e não tomavam decisão. Sobre Mateus o texto é “pei e bufa”, “vapt e vupt”, “zaasss”, cortou os laços que lhe prendiam e foi... e foi...com Jesus...não pediu autorização ao chefe, ou superior hierárquico, não perdeu tempo contando moedas simplesmente fez aquilo que os jovens gostam de dizer: “Fui”. Gosto do “fui”... porque exibe que, se já foi ninguém mais atrapalha ou impede, o fui é a condição de quem corre na frente, que não está no mundo para perder tempo.. 

Levi que cobrava agora passou a ser o Mateus que se doava. 

Quando Levi levantou-se daquela cadeira, deixou de sê-lo, passou a ser Mateus. Amado irmão, amada irmã, quero declarar que o teu filho irá se levantar dessa prostração e, irá sair da cadeira da derrota, dos escarnecedores, da posição de quem cobra para posição de quem caminha, da posição de quem só recebe para posição de quem contribui. Os Levis cobradores, que cobram atenção, que cobram amor, que cobram bens materiais, que cobram favores, que cobram tanta coisa, sem quererem dar nada, fazer nada, deixarão de cobrar e irão somar e contribuir.

O coletor deixou de ser coletor para ser doador, deixou de cobrar e passou a dar, deixou de economizar passou a dispensar a graça poderosa de Deus, como discípulo silenciou os clamores de sua própria alma, para ouvir a doce e suave voz do Mestre. Mudou de Reino, do Império Romano para o Reino de Deus...não só mudou de reino, mas mudou de vida, de postura, de visão, de direção, deixou de olhar para mesa, passou a olhar para os campos!!!!

Que Deus possa tirar agora o teu Levi da cadeira, que faça dele o Mateus que anda atrás de Jesus, que segue a Jesus, Deus pode tirar os olhos do teu Mateus de sobre a mesa e colocá-lo sobre os campos!!! Sim, os campos que estão brancos para a ceifa, maduros para colheita, sublinha-se: “você está chorando, sulcando campos áridos, por que está levando, regando a tua semente com uma regadura que brota dos olhos, então saiba de uma coisa, conforme a promessa de Deus, você voltará sem dúvida trazendo consigo os seus molhos, as lágrimas de tua dor estourarão as sementes de teu milagre!

Creia nisso! Oi paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário